quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

ATIVIDADE 2 - REFERENCIAL TEÓRICO

Mais uma vez...queridos!!

Na semana de 12 a 14 de janeiro conseguimos acertar os temas de pesquisa e adiantar, pessoalmente, as seguintes partes do projeto de pesquisa:
- Tema e delimitação do Tema de Pesquisa;
- Objetivos Geral e Específicos (a maior parte dos alunos);
- Problema de Pesquisa.

COMECEM A COLOCAR NO FORMATO DO SENAC, OK?
EX: Capa, cntracapa, sumário (mesmo que sem as páginas...)

Quem ainda não tem essas partes prontas foi porque não compareceu ao atendimento ou ficou de pedir ajuda para algum professor.  Comuniquem-se comigo!!! Quero saber como estão. Ainda essa semana!!!
ESTAREI EM PELOTAS DE HOJE ATÉ SEXTA-FEIRA.
Vou atender a Alessandra na sexta-feira (28/01), às 18 horas.


Agora vamos para a atividade 2 do nosso blog: O Referencial Teórico.

A pimeira pergunta a ser feita é...
Pra que serve essa parte do projeto? Só para encher meu projeto de páginas escritas? De citações chiques? Pura firula?
Não...
O referecial teórico está intimamente ligado ao Tema de Pesquisa e ao cumprimento dos objetivos específicos. Vocês serão julgados positivamente na correção do projeto se conseguiram  esclarecer os conceitos que estão apresentados no Tema de Pesquisa e nos Objetivos Específicos.
Pois quem não estuda não pode pesquisar ou descobrir nada, concordam?
Devem saber o mínimo sobre o que estão falando.
Notícia ruim...tem que deixar as férias de lado e estudar.... não tem outro jeito!!

Tudo bem...já entenderam...mas na prática? O que fazer?

1) Dividir em dois capítulos usando o tema de pesquisa como base nessa divisão. Depois podem optar por unir esses dois capítulos em um só....não tem regra para se é dois ou um capítulo. Quanto mais escreveram...mais adiantados estarão no TCC.

2) Os conceitos apresentados no Tema de Pesquisa serão apresentados em forma de um texto escrito por vocês usando artigos do Google Acadêmico, livros, outras monografias, dissertações e tese acerca do tema de pesquisa.
3) Os temas vão do geral ao ponto que cada um quiser alcançar. Do geral para o especifico.

Sim...sim...exemplo....queremos um exemplo!!!
Vou dar:
a) Taline quer discutir Marketing Político e Marketing Digital.
Primeiro ela vai definir cada um deles com autores bons sem Wikipédia. Vai usar artigos do Google Acadêmico e livros que encontrar para dizer de onde vem esses conceitos, as datas...autores de refeências que começaram a construir essa área de pesquisa.
Também vai apresentar o mais importante... as estratégias de Marketing que cada uma dessas áreas usa para estruturar ser definida como político e digital.
Será a partir dessas estratégias que a Taline poderá analisar a comunicação digital do nosso governador Tarso Genro e ver como se estrutura o Marketing Político Digtal do mandato dele.

b) Mas não é só isso....nunca é ....
Se repararam ela quer saber algo específico desses dois tipos de marketing. Quer chegar na discussão do marketing político em suporte digital, mas durante o mandato. Não no período de campanha eleitoral. Então deverá chegar nos dois conceitos até esse ponto, como fazer os dois tipos de marketing durante um período específico: o mandato.
Quer saber como o politico faz para manter o relacionamento com os eleitores nesse suporte sem o apelo da campanha. Como chamar a atenção dos eleitores para que acompanhem o momento político de seu candidato durante um período em que o brasileiro não está acostumado a acompanhar.
Uma discussão e tanto....não acham?

Mas ainda não entendi o que é o referencial teórico....e agora?

Eu digo o que é: é um texto formal sobre os conceitos que querem pesquisar.
Tem que constar:
1) Todos os conceitos que prometeram abordar no Tema de Pesquisa e nos Objetivos Geral e Específicos, ou seja, precisam estudar (= escrever) sobre os assuntos que querem pesquisar;

2) Um texto formal quer dizer que não tem linguagem coloquial ou jornalística. Cuidado cm o tom da mensagem. Leiam TCC`s, dissertações e teses. Os livros não são parâmetros nesse momento, pois não são institucionais, ou seja, não está necessariamente atrelado a linguagem científica. Os autores tem liberdade na grafia, pois não estão respondendo por alguma instituição em ensino ou pesquisa.

3) Por isso temos a regra 3. Usar o Manual do SENAC. Todas as Instituições de Ensino e Pesquisa dizem como querem que seus documentos sejam escritos!!

3.1) Sabemos que o texto não pode ser escrito em primeira pessoal. Ex: Eu acho que o marketing de mandato é muito importante para o processo de democratização do Brasil.
Pode até ser importante...mas a tua opinião será válida somente depois de fazer o TCC. Colocarás isso junto com autores e uma base de dados que vais montar e que prove a importância disso para a sociedade brasileira, entendem?

3.2) Constuir o texto com citações indiretas (de preferência) comentadas por vocês a partir da leitura do autor, mas sendo fiel ao autor, não a opinião de vocês. Vão parafrasear o autor e interpretar a teoria dele. É mais difícil antes de começar...depois é como andar de bicicleta.

3.3) Construir o texto com citações direta, se for indispensável usar uma afirmação de um autor nas palavras dele. Por exemplo, se for uma afirmação muito importante e reveladora. O autor que pesquisou tem que nos ajudar a falar, mas a responsabilidad eé toda do autor.

3.4) A citação direta longa é ainda mais importante de ser usada com critério. Ela dá a palavra para o autor, mas tira completamente a voz de vocês.
Tira a autoria do poder de vocês.
Deve ser usada com muito cuidado e sem excessos!!!

Queridos...não estou muito criativa nesse módulo porque ele é sério mesmo.
Depende de estudo e dedicação na busca por documentos.

DUAS DICAS:
1) LEIAM ESCREVENDO - USEM OS LIVROS PARA ESCREVER...NÃO SOMENTE PARA LER.
2) USEM O MANUAL DO SENAC.
3) COMECEM A ESCREVER A PARTIR DOS CAPÍTULOS DO REFERENCIAL E FOQUEM NELE ATÉ O PONTO QUE ACHAREM QUE ESTÁ BEM EXPLICADO PARA VOCÊS.

No que posso ajudar?
Estarei sempre com vocês....
Posso ajudar a encontrar documentação. Quem tiver dificuldades nisso deverá me mandar o projeto até onde conseguiram chegar (capa, sumário, tema, dleimitação, problema ...etc) e dizer o que precisam.
Isso pode ser feito por e-mail, ok?
Posso ajudar também a resolver problemas de citações e referências.

Posso ajudar a puxar a orelha de quem não consegue começar a ecsrever...hehehehehe...sim...as vezes precisamos de um empurrãozinho.

MAS LEMBREM-SE - Nesse módulo é tudo com vocês!!!!
VOU ATENDÊ-LOS NO REFERENCIAL ATÉ O DIA 20 DE FEVEREIRO.
DEPOIS VAMOS CONSTRUIR A METODOLOGIA.

NA PRÓXIMA ATIVIDADE DAREI A DATA DE ENTREGA DO PROJETO CERTINHA, OK? TAMBÉM VOU PROGRAMAR PARA NOSSA PRÓXIMA AULA UMA BANCA PARA OS PROJETOS DE PESQUISA.

Boa sorte e contem comigo!!!

3 comentários:

  1. Oi Jana!!Preciso de mais um encontro para me ajudares a estabelecer os objetos e outros.
    Pode ser semana que vem.
    Quanto ao referencial teórico já estou em busca dos livros.
    Vamo que vamo!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jana!
    Muito obrigada por citar o meu exemplo, me senti lisonjeada. Na verdade, é como se eu olhasse do fora o resultado do meu mísero trabalho. Ficou tudo ainda mais claro. É só sentar e escrever.
    Bem, tenho de confessar que mereço o puxão de orelha! Por isso nem marquei para me encontrar contigo nesta semana: não escrevi ainda.
    Enfim, agora que começo trabalhar em PoA e terminei o curso online, não terei nada para fazer à noite... sozinha na Capital. Até final de fevereiro o bixo tá pronto! e seguimos para a metodologia.
    No curso online - direcionado à campanha especificamente, mas de muita utilidade; já que tenho de entender dos dois - consegui mais bibliografia interessante que não tinha ainda!!!

    Abração

    ResponderExcluir
  3. Pessoal,
    Recebi muitos recadinhos quanto a utilidade do nosso blog.Fico feliz por estar ajudando.

    Mas não recebi notícias de todos...vamos nos comunicando, ok?

    Sim, Regina...vamos nos ver na semana que vem. Só não estarei em Pelotas na segunda-feira.
    Na quarta tenho horário com Carlos, às 18 ou 18:30, Carlos?

    Taline...que bom que terás tempo livre em POA.

    Mas vai um recado para todos!!!!
    NÃO COLETEM DADOS NEM ENTREVISTEM NINGUÉM ATÉ QUE O MÉTODO FIQUE PRONTO.
    A aproximação, se necessária, do objeto de estudo deve ser para conseguir documentos históricos...ou uma conversa que não poderá ser registrada como entrevista científica, ok?
    Depois de estudar o que é um palnejamento metodológico vocês entenderão minhas colocações. Essa será a ATIVIDADE 3.
    Prazo para cumprir a atividade 2 = 01 DE MARÇO.

    Como nossa aula foi agendada para abril (02/04), acho que poderemos terminar o projeto em até o dia 20 DE MARÇO, ok?
    Bjs e sorte a todos!!!

    ResponderExcluir