quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

ATIVIDADE 1 - TEMA DE PESQUISA

Queridos...eu ia dizer para vocês fazerem a capa do projeto, mas vocês estão ansiosos para iniciar a delimitação do tema e isso é compreensível.
É um momento de escolha.
Ia ser uma brincadeira sem graça.

Vamos em frente...

O QUE É FAZER PESQUISA?
É SACIAR A CURIOSIDADE.
Sim!!!! Só se pesquisa o que não se sabe. E só se pesquisa o que for motivado por uma curiosidade individual.
É hora de um exemplo Jana: Já viram uma criança na fase do por quê?
Sim...ela pergunta o que parece óbvio. Mas percebam que para responder essas questões sempre temos que parar...e pensar!!!!

O QUE É O TEMA DE PESQUISA?

ÁREA DE PESQUISA + SUBÁREA (OBVIAMENTE VINCULADA A ESSA ÁREA)
É um aprofundamento...um aspecto...um foco da temática maior.

Ex: Mix de Marketing + Comportamento do Consumidor

OU

É a combinação de duas áreas que nunca tinham se correlacioado antes por serem contemporâneas...uma nova abordagem...enfIm...
Ex: Marketing de Relacionamento + Redes Sociais
Vocês farão essa combinação.

OK, OK......

Vamos ao passo-a-passo desse negócio:

1) Olhar para a estrutura curricular do curso e ver qual foi o tema (unidade curricular) mais atraente para vocês.
2) Para os mais pessimistas tenho uma solução sim! Sempre tenho...
Olhem para sua formação e escolham um tema que possa agregar a alguma pesquisa realizada ou capacitá-los a executar uma atividade no mercado de trabalho.

Por que isso????

Tem que gostar do tema! Por que terão que conviver com ele durante...pelo menos um ano.
Se não gostar não vai dar certo. É como namoro...
Tem que conhecer minimamente! Se não conhecerem irão demorar mais ainda para gostar dele e descobrir algo que preste...

Certo?

Escolhida a área começa a ATIVIDADE 1
1) Fazer uma busca no Google Acadêmico com o termo que representa essa área e ler a documentação que mais interesse vocês.
2) Na medida em que vão se interessando precisam escrever algo sobre o que leram e me mandar o artigo por e-mail. SEM ISSO NÃO POSSO TRABALHAR!!

Eu vou postando no blog os resultados que obtivermos juntos a partir desses artigos e iremos discutindo com os colegas...a partir dos temas de vocês.
Mas CUIDADO....
Deixem que eu conduza nossa comunicação aqui. Blog é muito rápido e todos precisam acompanhar, ok?
Teremos momentos de discussões....fiquem tranquilos.

PRAZOS: ESSA É UMA DECISÃO DE VOCÊS!!

MINHA AGENDA: Estarei livre do dia 20 até 22/12 para colaborar online.
Até essa data vou acompanhando e-mails para organizar o blog, ok?
Dia 23 a 27 estarei no Uruguai....totalmente incomunicável!!!
Dia 28 estarei de volta e fico online todo o período de férias.

Acho que é isso...
Lembrem-se que é minha primeira orientação coletiva via blog.
Farei ajustes...mas não vou desistir nunca...hehehehe

NESSA QUINTA-FEIRA USEM O BLOG PARA DEFINIR UM CRONOGRAMA DE TRABALHO.  ME MANDEM A CONCLUSÃO COLETIVA POR E-MAIL.

É HORA DE ESTUDAR!!!! SEM ESTUDAR NÃO TERÃO TEMAS DE PESQUISA.
AINDA NÃO VI CAIR DO CÉU....HEHEHEHE

54 comentários:

  1. Bom dia!!
    Adorei esta atividade... no findi já vou começar!!
    Beijaoo

    ResponderExcluir
  2. Eu mereço uma Estrelinha hein Jana... a primeira a comentar sobre a tarefa...
    HEHEHEHE

    ResponderExcluir
  3. Sim...merece!!!!!! Vamos estabelecer o final de semana para estudarem e começarem a me enviar os artigos e os temas. Na segunda veremos o que conseguiram fazer!

    ResponderExcluir
  4. Oi Jana!!!
    Como já sei meu tema, vou começar as pesquisas.
    Qual é o prazo para mandarmos o artigo?
    Acho importante estabelecermos prazos pra todo mundo estar mais ou menos na mesma etapa, pra ninguém ficar pra trás.
    Bom, vamos nos falando.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  5. Amoresssssss.........

    RÊ, prefiro que vocês definam o prazo para começar a me enviar os artigos. Discutam isso e mandem o cronograma.
    CONSELHO: nesse findi estudem e mandem os artigos antes do dia 23.
    Bjs...
    Jana
    (estou em missão de Natal do meu trabalho voluntário. Entrarei novamente amanhã de noite, ok?)
    Mas espero mais de vocês!!!!
    VAMOS BOMBAR!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Jana, este já é o segundo ou terceiro comentário que tento postar~, mas não é postado.

    bem, há mais de duas horas postei que esetou com dificuldade e determinados problemas na minha pesquisa... também comentei que mandei um e-mail no primeiro ou segundo dia do blog que nunca me foi respondido... além disso, agora há pouco mandei outro e-mail, com alguns artigos pesquisados... mas nada do que eu estava imaginando encontrar...

    HELP!

    ResponderExcluir
  7. Galera que ta comentando, acho que dia 23/12 como prazo ta legal!!!!
    O que acham?

    ResponderExcluir
  8. Queridos...
    Algumas notícias sobre nosso trabalho:

    1) Ainda está super fraca a participação. Vamos ver como fica depois das festas, ok?

    ResponderExcluir
  9. 2) A Regina já entrou em contato com uma possível orientadora para pedir umas dicas. Estou aguardando os artigos para delimitarmos o tema, tá?

    ResponderExcluir
  10. 3) Ao que me parece a Tati está mais adiantada, pois já tem dois temas bem adiantados.
    Seguem os temas para que vocês comentem ou mandem links para ela aqui no blog
    - Marketing Pessoal e Marketing digital: um estudo sobre as características de comunicação e marketing que estruturam os perfis prpfissionais em redes sociais
    NESSE TEMA FALTA: ESCOLHER QUE TIPO DE PROFISSIONAL E A REDE QUE ELA VAI ESTUDAR

    ResponderExcluir
  11. O outro tema da Tati:
    - "marketing de vendas" + "Comportamento Organizacional
    Nesse tema ela quer estudar as equipes.
    Está mais vago, mas não deixa de ser interessante.

    ResponderExcluir
  12. 4) Eu e Taline estamos trabalhando e combinei hoje de nos veremos nos dias 28, 29 ou 30 no Senac. Mas ainda não confirmamos. Ela está trabalhando mas está com dificuldades nas buscas. vou dizer o dia em que estraie no SENAC para atendê-la e quem quiser poderá agendar uma horinha também, ok?

    ResponderExcluir
  13. No mais...bom excleente finald e ano para vocês!!!

    Com carinho!!!

    ResponderExcluir
  14. Oii Janaa.... tb queria combinar um horario ctg... to meio perdida...
    Posso qualquer dia após as 19 hs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Jana!!!!
    Já separei um material sobre endomarketing, a parte de planejamento estratégico não consigui muitas coisas. Mas pelo que vi, o prolema ficaria assim: O papel do planejamento estratégico nas ações de endomarketing. Não tá fechado isso, mas é um norte, ainda preciso dizer que é na visão de uma agência de comunicação especializada em endomarketing.
    Tô construindo o artigo, te mando em seguida.
    Já falei com a Ana Amélia, ela ficou de me dar um retorno, mas acredito que seja depois das festas.
    Bjos a todos e boas festas!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi queridos!

    Vim me desculpar pela ausência...pintou um problemão e acho que até dia 23 será mais complicado, Jana! Vou te mandar um email explicando tudo...vamos ver como podemos fazer e vou tentar adiantar ao máximo...

    Beijos a todos e se não aparecer aqui antes, uma noite linda de natal cheia de amor e muita união! :)

    ResponderExcluir
  17. Queridos...
    Talvez não tenha ficado muito claro...
    Não quero que escrevam um artigo, mas que mandem artigos que tenham relação com o que querem fazer para que eu possa sugerir algo para vocês.

    Bjs.....

    ResponderExcluir
  18. Vou divulgar a data do atendimento.
    Vejam como fica bem entre 28 e 29 de dezembro. Nem sei se o SENAC estará aberto. Poderemos ver outro lugar. Vejam onde fica melhor!

    ResponderExcluir
  19. Ok, Jana por mim pode ser qualquer um dos dias!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. É isso!!
    Amanhã até o dia 28 de dezembro estarei offline.
    Desejo a todos um Feliz Natal....e muito estudo, por favor!!! hehehehehe

    ResponderExcluir
  21. Oi Jana!! Te encaminhei minha pesquisa!!!!
    Bjos a todos e boas festas!!!!
    Até 2011!!!!

    ResponderExcluir
  22. Gente, hoje é dia 28!!!
    Falei por e-mail com o professor Gilnei que disse que o Senac fica aberto até às 20h, não tem recesso! Acredito que emprestem alguma sala.

    Acho que o encontro poderia ser amanhã, que acham? A partir das 18h, por exemplo, até às 20h ou 19h30min... sei lá, sugestão!

    O que acham??? Quem vai aparecer????

    Eu vou pelas 18h30min!!!! Se é que haverá o encontro!

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. eu querooooo :( vou me tele transportar!!!

    ResponderExcluir
  24. a sugestão da taline é muito boa. pode ser no senac. confirmem.

    ResponderExcluir
  25. pessoal eu já tinha postado vários comentários e nada de publicação.Jana mudei o meu tema para marketing de incentivo/vendas + sociologia.
    dois assuntos que domino um pouco.

    ResponderExcluir
  26. E aí, Jana e pessoal!
    Vamos nos encontrar hoje? Lá no Senac?

    Pessoal, alguém mais vai??? Vamos????

    ResponderExcluir
  27. Bá eu gostaria de ir... mas hoje fica impossivel pra mim!

    ResponderExcluir
  28. Oi....Farei atendimentos individuais. Tentaremos terminar hoje, caso contrário voltarei amanhã.
    O plano é delimitar as ideias.
    Seja bem-vindo, Francisco. Precisamos de foco no teu estudo, ok? Aparece!!
    Estarei hoje a partir das 18horas no SENAC.
    O primeiro atendimento é da Taline.
    Inscrevam-se!!!

    ResponderExcluir
  29. Confirmado:
    - HOJE (29/12)- Taline 18h`
    - AMANHÃ (30/12)- Andressa 18h

    Quem vai mais????
    Vou somente com hora marcada, tá?
    Bjs

    ResponderExcluir
  30. Oi...Taline e Mariana já definiram seus temas de pesquisa.
    Fizemos juntas Tema, Delimitação do tema de pesquisa, Objetivo geral e ensaiamos uns objetivos específicos.
    Elas já sabem o que fazer nas férias e sabem quando me procurar novamente para fazer o que falta: Justificativa, Metodologia e Introdução.
    Meninas...compartilhem o material obtido no atendimento de ontem para a galera se animar e começar!!
    Hoje vou atender a Andressa e o Francisco.
    Bjs e vamos em frente!!!

    ResponderExcluir
  31. Amanhã vou viajar novamente e volto para Pelotas dia 10, mas estarei online acompanhando vocês.
    Se eu não conseguir postar mais nada hoje desejo um feliz Ano Novo.
    Vamos marcar nossa cachoeira depois dessas festas.
    Tem uma que podemos alugar uma ou duas casa e ficarmos juntos um final de semana. Chama Pousada da Cachoeira.
    Vamos!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  32. Gente, o meu tcc vai ser sobre Marketing Político e Marketing Digital.
    Então, compartilhando com todos, vou expor o que ficou definido no meu encontro com a Jana.

    Tema de pesquisa:
    Marketing Político e Marketing Digital
    Delimitação do Tema de Pesquisa - Estratégias de Marketing Político Digital: um estudo do mandato de Manuela D'Ávila

    Objetivo geral: identificar as características de marketing político digital do mandato

    Objetivos específicos: identificar as características das estratégias de marketing político; identificar as estratégias de marketing digital; verificar quais as estratégias de marketing digital foram utilizadas...

    Fazer = estudar = ler e escrever
    Referencial teórico
    1) pesquisar e escrever sobre marketing político (origem) e estratégias de marketing político
    2) Hisória da Web - origem e características web2.0 - marketing digital e estratégias de marketing digital

    Falta:
    introdução (apresentação)
    justificativa (fala sobre a importância do trabalho e mostrar que domino o tema (escrever por último, quando realmente o tema estiver dominado!)
    metodologia - análise do conteúdo (do marketing!)


    Agora é trabalho braçal para escrever e investigativo, de furungar onde encontrar todo esse material

    Ah, a Jana ainda não sabe. Como ainda não recebi retorno da assessoria da Manuela, e acho que não vou receber. Acho que vou mudar para o case da campanha do Tarso.
    Vou tentar um contato hoje. Veja bem, ela só tem voto porque é tem uma "racha" no meio de um mundo virado em homens, velhos e poucas mulheres mais velhas também. Já o Tarso, tem mais história e conteúdo.
    Ele foi o primeiro governador do estado eleito em primeiro turno. Como ele conseguiu isso em um estado de maioria extrema direita e que não teve governos esquerdistas anteriores bem sucedidos. Ou seja, qual o marketing digital adotado pelo candidato. Sei que ele esteve muito presente virtualmente. Quais as ferramentas utilizadas, etc e tal.

    Que acha, Jana?
    Caso ele não me dê retorno, vou fazer só a análise de conteúdo na internet. Mas acho que não tem mais, o site de campanha é tirado do ar.

    ResponderExcluir
  33. Oi Taline!!!!!
    Perfeito o Tarso!!!!
    Mas se vais analisar o marketing politico de mandato o teu trabalho de coleta de dados inicia agora!!!
    Não dá para fazer a análise da campanha e do mandato.
    A Taline está muito animada!!!!
    Desejo o memso para todos vocês!!!!

    ResponderExcluir
  34. Oii Jana, nao esquece de mim :(
    Eu não posso ter orientação exclusiva em pelotas sniiifles

    ResponderExcluir
  35. Jana, pelo que entendi, tenho de optar por campanha ou mandato, é isso????
    Bem, se optar por mandato, tenho de esperar ter início o mandato, digo, já começou, mas em março já estaremos no terceiro mês.

    Se for da campanha, aí sim, tenho de começar imediatamente.

    Enfim, fiz o contato mas, até agora, nada. Imagina só, ele deve ser mais ocupado que... bem, não só ele, como a sua assessoria, que é quem "deveria" me atender!
    Pois bem, se não me derem bola agora, vou continuar meu estudo do referencial teórico - que tenho muita coisa para ler e escrever - e quando estiver lá na Assembleia, na primeira oportunidade, vou dar um "carteiraço" hehehe e me apresentar como assessora da líder do governo, quero ver se eles não vão me ver com olhos diferentes. Enfim, não gosto disso, tanto que não me apresentei como tal.
    Enfim, meu estudo não estará perdido, porque me atendendo ou não, vou fazer estudo do marketing dele na internet (avaliação) e, de qualquer forma, preciso do mesmo referencial teórico.


    Beijos beijos beijos

    ResponderExcluir
  36. Pessoal
    Tendo em vista o avanço de alguns alunos na questão da temática de pesquisa vou postar a atividade 3.
    Vocês usarão as atividades no tempo de vocês. O fato é que a Taline, a Regina, a Camila (uma delas...hehehe) já tem o tema de pesquisa e precisam de diretrizes para avançar.
    Concordam?
    Então:
    - De 11 a 14 de janeiro a partir das 18hrs - atendimento individual com agendamento prévio
    - Dia 11/01 - Publicação no nosso Blog da ATIVIDADE 3
    - MINHAS DÍVIDAS: Atendimento pelo skype para DANIEL e TATIANE. Estou devendo para mais alguém?
    Certo?
    Bjs
    Jana

    ResponderExcluir
  37. Oi Jana! Concordo, pode seguir...
    Marquei de falar com o Pancinha aqui, para me dar umas diretrizes, já que como te falei, tem a ver com a área dele. Vai ser quarta, dia 12. Então acredito que podemos marcar de conversar ou no mesmo dia a noite ou quinta a noite também. Chego em casa por volta das 21h, 21h:30... Não sei se fica muito tarde para ti... Aguardo retorno!
    Abração

    ResponderExcluir
  38. Então...
    Vou atender:
    - Andressa no dia 12 as 18:30
    - Tatiane - dia 13 as 22hrs via skype
    Alguem mais?

    ResponderExcluir
  39. Mais horários:
    - Andressa - dia 12 as 18:30
    - Camila - dia 13 as 18:30
    - Tatiane - dia 13 as 22hrs via skype

    É isso?
    Bjs

    ResponderExcluir
  40. Faltou a Regina...sorry
    Dia 12 as 18:30

    ResponderExcluir
  41. Taline,
    Penso que podes estabelecer um período para analisar o marketing digital de mandato. Faz um diagnóstico da comunicação digital.
    Enquanto não falas com o responsável por isso tens que escrever os capítulos que te indiquei no nosso último encontro, querida.
    Tens trabalho.
    Se achas que posso opinar sobre teu trabalho....
    Acho que a campanha já passou. Te aconselho a fazer de mandato porque estás trabalhando nisso com a Mirian.
    Bjs
    Jana

    ResponderExcluir
  42. Taline,
    Esqueci de te responder uma coisa...
    Vais coletar dados no início do segundo semestre...pelos meus cálculos. Até lá as coisas no governos estarão mais configuradas.
    Sobre o contato com eles deve ser agora mesmo...siga tentando.
    Bjs

    ResponderExcluir
  43. Perfeito, Jana. Concordo plenamente. Tu sabes que minha tendência sempre foi mais o mandato. Com tua opinião e teu aval, vou tocar ficha mesmo nisso. Continuar instindo no contato com a assessoria e escrever os capítulos.

    Meu encontro é dia 13, às 19h, depois da Camila, se não me engano.

    Beijos

    ResponderExcluir
  44. Regina, teu horário é dia 12 as 19horas, tá?
    Bjs

    ResponderExcluir
  45. Galera...surgiu um imprevisto e preciso cancelar o atendimento dia 11. Sorry!!!

    ResponderExcluir
  46. NOSSA AGENDA:

    DIA 12/01:
    - 18h30min: Andressa
    - 19h: Regina
    - 19h30min: Lilian
    - 20h: TEM UMA VAGA
    - 22h Carlos (via skype - vê se fica bem pra ti, Carlos)

    DIA 13/01
    - 18h30min - Camila Sequeira
    - 19h: Taline
    - 19h30min: Alessandra
    - 20h: Camila Vargas (mudei Camila)
    - 22h: Tatiane (via skype)

    DIA 14/01
    - 18h30min: Daniel (veja se fica bom, Dani)
    - 19h: TEM UMA VAGA
    - 19h30min: TEM UMA VAGA

    DEPOIS DE ATENDER VOCÊS ESSA SEMANA PUBLICO A ATIVIDADE 2 - (SERÁ MELHOR)

    Confirmem se está tudo ok, tá?
    Tentei contemplar a todos os que me escreveram.
    Estou tentando resolver minha agenda para estar em Pelotas no dia 10, como combinamos inicialmente. Ainda estou tentando...
    Bjs
    Jana

    ResponderExcluir
  47. Por mim está otimo!!
    Beijosss e bom final de semana :)

    ResponderExcluir
  48. Jana e seus blog's...
    AMEI essa atividade semestre passado!!!
    Esse blog tbm tá show, adorei o "visu"...
    Tudo lido!!!
    Só pra da um oizinho...
    Beijo profa!!!

    ResponderExcluir
  49. Renatinha....minha querida aluna do semestre passado. Sempre no meu coração!!!
    Obrigada pela visita!!!
    Colegas do SENAC. Vamos fazer um churras e convidar Renatinha, ok?

    ResponderExcluir
  50. Jana!!!
    Te mandei já uma resposta da Ana Amélia. Estou me sentindo melhor pq ela me deu umas ótimas dicas.
    O Rafael ainda não respondeu, vou aguardar.
    Assim que der me responde.
    Bjo

    ResponderExcluir
  51. Gente! Tá na hora de postar dúvidas e a atividade 2!

    Temos de ter dicas (criativas) de como sentar e escrever mesmo!!!

    Passei aqui, agora, para compartilhar com vocês em primeira mão - aliás, segunda, já mandei um e-mail para minha orientadora Letícia Beltrão (aproveito para apresentar ela como tal) - de que a assessoria do Tarso aceitou participar do meu trabalho! Isto é ótimo, estou muito feliz e ainda mais empolgada. O objetivo agora é o 10!

    Bem: já tenho tema, muitos livros emprestados e outros vários comprados. É só sentar e escrever. Já tenho orientadora e nesta semana definiremos os capítulos.

    Por enquanto, está divertido e gratificante.

    Beijos gente,

    vamos postar nossas dúvidas e, Jana amada, coloca umas dicas criativas, a exemplo dos teus exemplos de sala de aula!

    E a nossa cachoeira, fica para quando? Neste findi? Ou, ao menos, neste domingo???
    Vamos lá, galera, se animem!!!!!


    BEIJOS

    ResponderExcluir
  52. qual é o período dos próximos encontros???
    vai ter na próxima semana de novo, não é????

    ResponderExcluir